O que é E-commerce?

E-commerce é um termo em inglês (electronic commerce, comércio eletrônico) que designa toda transação comercial efetuada por de meios eletrônicos. Estão inclusos nessa classificação os sites de compras coletivas, sites de leilões, marketplaces, etc. A loja virtual pode ser utilizada para que uma determinada empresa venda seus produtos ou serviços diretamente ao consumidor final (B2C ou Businnes to Consumer), que feche negócios entre empresas (B2B ou Business to Business) ou ainda que atenda ambos os públicos.

Existem diversos benefícios no e-commerce, como a redução de custos, agilidade no recebimento de pedidos, a possibilidade de vendas 24 horas por dia para qualquer pessoa em qualquer lugar, atingir todos os usuários de internet com grande comodidade gerada ao cliente final que poderá comprar seus produtos ou serviços dentro de sua casa.

O “carrinho de compras” é um termo muito comum no mercado digital: com o mesmo conceito e funcionalidade dos carrinhos de compra que utilizamos diariamente em nos supermercados, é uma ferramenta que armazena os produtos selecionados pelo consumidor durante a navegação pelo site. No final do processo, antes de finalizar a compra, ou usando a analogia do supermercado: antes de passar no caixa, o cliente ainda se depara com a possibilidade de verificar a quantidade e os itens que estão no carrinho e caso necessite pode-se excluir um ou mais itens, bem como adicionar novos.